AGRALE S.A
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Caxias do Sul, 30 de maio de 2007 - A Agrale vai fornecer 80 chassis do modelo MA 9.2 para a Trans Araucárias, uma das empresas participantes do projeto Transantiago, sistema organizado de transporte coletivo urbano de Santiago do Chile. Os veículos já começaram a ser entregues e serão utilizados na zona H, realizando o transporte nas regiões de San Miguel, San Joaquim, Pedro Aguierre Cerda e Lo Espejo, que atende cerca de 150 mil pessoas por dia.
Flávio Crosa, diretor de Vendas e Marketing da Agrale, explica que o modelo de chassi escolhido pela Trans Araucárias é ideal para a aplicação urbana em condições severas de uso. "O Agrale MA 9.2 é o mais robusto da categoria, por isso, atende às necessidades dos frotistas e operadores de transporte nos horários considerados de "pico", período no qual a demanda de passageiros geralmente excede a capacidade dos microônibus tradicionais. O modelo da Agrale foi o ônibus escolhido porque atende a exigente legislação de emissões da cidade de Santiago do Chile", diz.
O Agrale MA 9.2 permite melhor utilização do espaço no salão de passageiros e pode receber carroceria de até 8.400 mm de comprimento para aplicação urbana e 8.800mm para aplicação rodoviária. Tem capacidade para transportar 31 pessoas sentadas na versão urbana e 33 passageiros, na rodoviária. Possui eixos dianteiro e traseiro Meritor com capacidade de carga de 3.200 kg, na dianteira, e 6.000 kg, na traseira. O conjunto motriz, posicionado mais à frente, permite a configuração de carroceria com porta de acesso avançada, possibilitando ao motorista controlar a circulação de passageiros e exercer a função de cobrador.
Para atender o mercado chileno, a Agrale equipou o modelo com motor Cummins ISBe de 150 cv de potência com ciclo transiente. As 80 unidades também foram equipadas com transmissão automática Allison LCT2100 e suspensão pneumática traseira. "Fizemos essa configuração para atender as características do mercado chileno, muito importante para a Agrale. Além dos chassis para miniônibus, também exportamos para o país nossos caminhões e tratores", explica o executivo.
No Brasil, o chassi Agrale MA9.2 é vendido com motor MWM 4.12TCE de quatro cilindros e potência de 150 cv. Possui como itens de série, direção hidráulica ZF Servocom e transmissão manual ou automática de cinco marchas, que garantem conforto, segurança e maior agilidade no trânsito urbano. Apresenta ainda, como opcional, suspensão pneumática traseira.
Projeto Transantiago
Projeto de modernização do transporte público da cidade de Santiago do Chile, o Transantiago foi implantado pelo governo daquele país para solucionar os problemas de transporte coletivo na capital chilena.
O Transantiago, que teve início em agosto de 2005, é baseado nos sistemas já implementados nas cidades de Curitiba, no Paraná, e de Bogotá, na Colômbia, conhecido como Transmilênio. Ambos revolucionaram o transporte coletivo público nessas cidades, aumentando o número de pessoas atendidas, diminuindo o número de veículos nas regiões centrais, contribuindo para amenizar a poluição veicular, e reduzindo os tempos de espera dos passageiros e de viagem, com ônibus de maior capacidade de transporte com circulação em vias centrais segregadas e ônibus menores (microônibus) que fazem o abastecimento no sistema bairro centro.
O Transantiago tem 25 quilômetros de corredores segregados e 61 quilômetros de vias não-segregadas. Os micrôonibus e ônibus convencionais são conhecidos como os alimentadores, que realizam a integração dos passageiros de diferentes regiões da cidade ao eixo troncal principal, onde os ônibus de modelos articulados e biarticulados são utilizados.
Crédito da Imagem: Foto Studio Volga
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