AGRALE S.A
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A Agrale S.A., montadora brasileira de veículos comerciais para transporte profissional, em parceria com seu distribuidor para o Chile, a Distribuidora Disag S/A, participa da Feira Internacional de Transporte Terrestre 2005, que acontece entre os dias 7 e 13 de novembro, em Santiago. A empresa expõe suas linhas completas de veículos, composta por caminhões leves e ônibus leves e médios. As linhas de ônibus denominadas de Microbus e Midibus foram desenvolvidas para aplicações urbanas e intermunicipais com capacidade de peso bruto total de 7,9 até 12 toneladas e potências de 115cv a 220cv. A fabricante também apresenta suas famílias de caminhões E-Mec (veículos com motores mecânicos emissionados Euro III) e E-Tronic (veículos com motores eletrônicos emissionados Euro III), com destaque para os modelos Agrale 9200 e 8500.
Presente no Chile há mais de 20 anos, a Agrale firmou parceria no início de 2005 com a Disag, empresa do grupo Ditec, para comercialização de suas linhas de produtos no Chile. A marca tem forte presença no mercado, principalmente no segmento de ônibus para aplicação urbana e caminhões.
Um dos destaques do estande Agrale/Disag é a família Midibus, recentemente lançada e composta pelos veículos MA12.0, MT12.0SB e MT12.0LE, com as opções de motor dianteiro, traseiro, piso baixo, suspensão pneumática e transmissão automática. Mais econômicos e compactos, esses modelos atendem à demanda existente no mercado, sobretudo nos segmentos urbano e de fretamento, com vantagens em relação aos ônibus urbanos convencionais.
Indicado para operações urbanas em linhas centrais e interurbano ou intermunicipal de curta distância, a linha Midibus Agrale tem como principais diferenciais o menor custo operacional e de aquisição, melhor acessibilidade aos passageiros e a multifuncionalidade de opções de configuração. "Para o frotista, com a redução das margens e a elevação do custo operacional, o modelo convencional deixa de atender algumas necessidades do setor, principalmente em horários de baixa utilização. O Midibus oferece conforto e segurança ao usuário, menor custo operacional e é indicado para sistemas modernos de transporte público, como o Transantiago", esclarece Flávio Crosa, diretor de Vendas e Marketing da Agrale.
Maior eficiência e melhor custo operacional
Composta por três diferentes modelos, com motor dianteiro ou traseiro, piso semibaixo ou piso baixo (Low Entry), a nova família Agrale Midibus permite maior capacidade de transporte em relação ao microônibus e maior agilidade no trânsito urbano que os ônibus convencionais. "Com esses veículos, o frotista poderá ainda aumentar a freqüência na linha e reduzir o tempo de espera e de deslocamento nas viagens", explica Crosa.
A família Agrale Midibus apresenta características técnicas que a tornam extremamente robusta e confortável. Entre os principais atributos destacam-se os eixos dianteiro e traseiro Meritor, motor eletrônico Cummins de 170 à 220cv de potência e torque de 600 à 820 Nm e direção hidráulica. Outro destaque dos veículos está nas opções de câmbio manual ou automático, e na suspensão pneumática. A transmissão automática e a suspensão pneumática proporcionam mais conforto aos passageiros, menos estresse para o operador e mais produtividade ao frotista.
Linha Microbus
Na linha de microônibus a Agrale oferece quatro modelos, MA 7.9, MA 8.5, MA 9.2 e MA 9.2 Green. Os veículos são equipados com motores MWM e Cummins turboalimentados com aftercooler de quatro e seis cilindros e potência entre 115 cv e 197 cv. Possuem também direção hidráulica e transmissão manual ou automática de cinco marchas, que garante conforto, segurança e maior agilidade no trânsito urbano. Como opcional suspensão pneumática traseira.
Um dos destaques da linha Microbus é o inédito microônibus Agrale MA 9.2 Green, com motor movido a gás natural veicular (GNV). Esse veículo possui motor Cummins dedicado a GNV, com 197cv de potência e peso bruto total de 9.200 kg.
Caminhões Agrale
A fabricante apresenta sua completa linha de caminhões E-Mec e E-Tronic, com destaque para o caminhão Agrale 9200, o único em sua categoria com cabine estendida, permitindo a instalação da carroceria mais longa do segmento, com 6,27 metros. O modelo tem design moderno, com linhas harmoniosas e funcionais, sinalizadores de direção integrados ao conjunto, faróis principais com lentes lisas em policarbonato e faróis auxiliares normais de série, que ampliam a visibilidade, o conforto e a segurança.
Os veículos Agrale 9200 e 8500 foram projetados dentro do conceito de veículo para uso nas 24 horas do dia, ou seja, para funcionar como escritório, dormitório e refeitório. Dispõem de soluções práticas para o dia-a-dia, como o volante com a função de "prancheta" para preenchimento de documentos e guias; console central entre os bancos dianteiros, com porta-copo e porta-objetos, e espaço para utilização de computadores portáteis e equipamentos para emissão de notas fiscais e pedidos, o que cria um ambiente de escritório. Equipados com motor turbodiesel MWM Série 10 com potência de 115, 145 e 150 cv e caixa Eaton 4405C, de cinco marchas, os modelos incorporam eixo Meritor, com sistema integrado de caixa, satélite, coroa e pinhão, com capacidade de carga vertical de 6.000 kg.
A linha de caminhões Agrale é composta também pelos modelos 6000 Rodado Duplo e 6000 Cabine Dupla disponível com rodado traseiro duplo. Possuem capacidade de carga de 2.500 kg a 3.400 kg, com PBT de 5.900 kg. Os modelos 6000 são equipados com motor MWM turbodiesel com aftercooler de 115, 131 e 140 cv de potência a 2.600 rpm.
Foto: arquivo Agrale
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