AGRALE S.A
Todos os direitos reservados
BR 116 - Km 145 - 15.104 Caxias do Sul - RS - Brasil
CEP: 95059-520
Caxias do Sul (RS), 6 de julho de 2011 - A Agrale promoverá, entre os próximos dias 25 e 28 de julho, na sua Unidade 2, um evento do Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, do SESI. A ação envolverá a participação de 160 pessoas, entre colaboradores da empresa, familiares e integrantes das comunidades dos bairros de Vila Amélia, São Gabriel e arredores, e terá o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social, por intermédio da SAIS – Secretaria de Segurança Alimentar e Inclusão Social.
Desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o programa Cozinha Brasil visa assegurar um processo educativo permanente, destinado a fazer do ato de produzir e preparar o alimento uma cultura promotora de saúde, bem-estar, geração de renda e desenvolvimento com sustentabilidade. Para participar, os interessados precisam ter 16 anos ou mais e realizar a inscrição no dia 16 de julho, no Centro Comunitário da Comunidade São Gabriel, ou na própria empresa (somente para os colaboradores e seus familiares).
Segundo Paulo Ricardo Santos, gerente de recursos humanos da Agrale, serão quatro turmas de 40 alunos, com aulas de 2h30 min de duração, de segunda-feira a quinta-feira. As aulas serão ministradas na área externa da unidade 2 da empresa, ao longo de todo o dia.
“Nosso objetivo é colaborar com esta iniciativa do SESI para mudar o comportamento da população no que se refere a hábitos alimentares e propiciar o aproveitamento integral dos alimentos. Isto inclui os funcionários da Agrale e a comunidade em geral. Para facilitar e incentivar a presença dos nossos colaboradores e de seus familiares serão realizadas turmas com horário diferente dos seus turnos na empresa. Todos os alunos receberão kit com bloco de anotação, caneta e dois livros de receitas”, explica o executivo.
Programa Cozinha Brasil
O Programa Cozinha Brasil conta com a parceria de empresas como a Petrobras, Fundação Banco do Brasil, Companhia Brasileira de Alumínio, Grupo Gerdau, Correios, Santander Banespa, Infraero, Odebrecht e SENAI, e utiliza unidades móveis, adaptadas como cozinhas experimentais pedagógicas projetadas para o ensino. Os cursos, ministrados por nutricionistas, abordam temas sobre aproveitamento integral do alimento, higiene pessoal e métodos de higienizar os alimentos, maneiras de congelar e descongelar sem perder nutrientes, noções de educação alimentar, microbiologia e elaboração de lista de compras para evitar desperdício e valorizar a renda.
O objetivo é que cada pessoa treinada pelo Programa Cozinha Brasil possa tornar-se um multiplicador, levando para as comunidades, para o lar e para a empresa os conhecimentos adquiridos acerca de uma alimentação inteligente.
O Programa SESI Cozinha Brasil desenvolve duas modalidades de cursos:
* Curso para Comunidade, com carga horária de 10 horas, oferecido à população em geral, com no máximo 40 (quarenta) alunos por turma, sendo atendidas 3 (três) turmas por semana nos turnos da tarde e da noite;
* Curso para Multiplicadores, com carga horária de 20 horas, específico para pessoas que desejam transmitir o conhecimento aprendido para a sua comunidade, com no máximo 30 (trinta) alunos por turma, sendo atendida 1 (uma) turma por semana no turno da manhã.
Secco Consultoria: www.secco.com.br