Imprensa

AGRALE PROMOVE RÚSTICA GIRASSOL NESTE SÁBADO

24 nov 2016

Neste sábado (26) ocorre mais uma Rústica Girassol, evento organizado pela Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli (CAIC) que culmina a edição 2016 do Projeto Girassol, realizado pela Agrale e entidades parceiras em Caxias do Sul há 18 anos. As corridas têm largada em frente à Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli - CAIC, no bairro Centenário, e são divididas em Rústica (3,5 mil metros) e Mini-Rústica (400 metros). As categorias contemplam desde crianças a partir de cinco anos até adultos com mais de 50, e a premiação será com troféus e medalhas. O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas a partir das 7h30min, no local.  A Rústica ocorre mesmo com chuva. 

Desenvolver na comunidade escolar ações que estimulem a preservação ambiental e desenvolvam habilidades de planejamento de bom convívio social entre alunos, professores e familiares é um dos objetivos do Projeto Girassol, desenvolvido junto a escolas da rede pública de Caxias do Sul. A cada edição, a participação efetiva de alunos, professores e direção projeta uma sociedade mais humana através do respeito ao meio ambiente e da prática de hábitos saudáveis.

Neste ano, o projeto teve duração de cinco meses, desenvolvendo ações como Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania (incentivo ao trabalho voluntário jovem, a liderança e o trabalho em equipe), Oficina Fábrica Consciente (com atividades práticas de cuidado ambiental, evitando desperdício), passeios ecológicos, oficina de trabalho com sementes de Girassol, entrega de sementes com material informativo para os profissionais da Agrale e comunidade, cultivo e cuidado de uma horta escolar, a Rústica e a Mostra do Projeto Girassol.

A semente do Girassol é uma simbologia que representa uma constante renovação, e em todos os anos é distribuída a entidades e escolas para que seja semeada pela sociedade. “Tenho certeza de que a Agrale não seria o que é hoje se não cultivasse desde o início esse aspecto de participação comunitária. Empresa que não tem sentimento social não se desenvolve”, ensina José Angeli, idealizador do projeto e integrante do Conselho de Administração da Agrale. Uma das escolas-âncora do projeto é a Dolaimes Stedile Angeli – CAIC, que participa desde a primeira edição e hoje se tornou exemplo na condução de uma horta comunitária.

A coordenação geral do Projeto Girassol é da Agrale, porém as ações são realizadas através de uma rede de parceria. Neste ano, o Projeto Girassol conta com o apoio das seguintes empresas e entidades parceiras: Dolaimes Comunicação e Eventos, Fazenda Três Rios, Produtos Pionner, Rádio São Francisco, Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Segurança Alimentar e Inclusão Social e Codeca.

 

Mais informações: (54) 3901.7907 / 3901.1271 / 3238.8445

 

Crédito da foto: Antonia Angeli Gazola


Voltar