Imprensa

PROJETO GIRASSOL COMPLETA 20 ANOS CULTIVANDO CIDADANIA

07 jun 2018

 

Há 20 anos nascia em Caxias do Sul um projeto que transformou para melhor a vida de centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e contribuiu para o desenvolvimento de uma consciência ecológica permanente. O Projeto Girassol, realizado pela Agrale com apoio de entidades parceiras, completa duas décadas neste ano e segue promovendo na comunidade escolar o convívio social sadio entre alunos, professores e familiares  por meio de ações que valorizam o respeito e a cidadania.

A partir deste mês de junho até novembro serão desenvolvidas na Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli (CAIC) diversas atividades educativas, entre palestras, oficinas, apresentações culturais, construção de hortas comunitárias e a tradicional distribuição de sementes de girassol, ação que conceitua o projeto desde a sua primeira edição, em 1998. De lá para cá já foram distribuídas nada menos do que 50 milhões de sementes da flor à comunidade.O calendário culmina com a Rústica Girassol.

O Projeto Girassol integra ações de Responsabilidade Social da Agrale, desenvolvidas pelo Programa Agrale de Ação Social (PAAS) na comunidade caxiense. Iniciou-se com a conscientização ecológica por meio da distribuição de sementes, e com o passar dos anos, expandiu-se para escolas públicas, tendo sempre como âncora a Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli (CAIC). Já foram contempladas as escolas municipais Marianinha de Queiroz e Rosário de São Francisco e a Escola Estadual Érico Veríssimo. Em 20 anos, 1.935 estudantes foram beneficiados com alguma ação social do projeto.

José Angeli, idealizador do projeto e integrante do Conselho de Administração da Agrale, sente-se orgulhoso pelo alcance de duas décadas.  “A semente do girassol é uma simbologia que representa a constante renovação. Tenho certeza de que muito já fizemos, mas muito temos ainda por fazer. Colaborar para a formação de uma juventude educada, consciente de sua função na sociedade, é uma das missões do projeto e que deve ser permanentemente continuada”, destaca Angeli. Ele lembra que a Agrale, por meio do Projeto Girassol, preocupa-se com a necessidade de desenvolver no espaço escolar noções de preservação ambiental e desenvolver habilidades de planejamento de futuro profissional junto com os professores, colegas e familiares.

O Projeto Girassol 2018 tem o apoio da Dolaimes Comunicação e Eventos, Fazenda Três Rios, Produtos Pionner, Tua Rádio São Francisco, Parceiros Voluntários de Caxias do Sul e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio das secretarias do Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Inclusão Social, Educação e CODECA.

 

Ações previstas

A cada edição do Projeto Girassol, a participação efetiva de alunos, professores e direção das escolas projeta uma sociedade mais humana através do respeito ao meio ambiente e da prática de hábitos saudáveis. Nesta edição, serão realizadas as seguintes atividades de junho a novembro:

 

Oficina de Segregação Consciente

Passeio Caminhos do Lixo (CODECA)

Orientação, preparação dos canteiros e plantio na Horta Escolar

Cuidado da Horta

Conscientização sobre liderança e trabalho em equipe

Montagem das Cartelas com sementes de Girassol

Entrega Cartelas com sementes de Girassol

Palestra de Prevenção ao Uso de Drogas (PATNA)

Preparação Mostra Projeto Girassol

Rústica Girassol

Mostra Projeto Girassol

 

O Projeto Girassol em números

 

Escolas contempladas:Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli – CAIC; Escola Municipal Marianinha de Queiroz; Escola Municipal Rosário de São Francisco; Escola Estadual Érico Veríssimo.

Estudantes beneficiados:1.935 alunos.

Hortas comunitárias construídas:15

Rústicas Girassol e participantes:15 rústicas, com 3.000 participantes

Sementes de girassol distribuídas: foram distribuídas 95.000 cartelas com sementes de girassol, totalizando 50 milhões de sementes

 

Crédito da foto em anexo: Ramon Munhoz


Voltar