Imprensa

AGRALE APRESENTA ÔNIBUS HIBRIDO NO CHILE

18 nov 2009

Caxias do Sul (RS), 18 de novembro de 2009 -  A Agrale, uma das principais empresas brasileiras no mercado de chassis para ônibus e líder há 10 anos no segmento de leves, acaba de apresentar seu ônibus híbrido, modelo diesel/elétrico, em Santiago do Chile. O veículo reduz o consumo de combustível em aproximadamente 30% e, por conseqüência, a emissão de poluentes na mesma proporção, sendo indicado para sistemas de transoprte público (urbano) de grandes cidades.

Segundo Hugo Zattera, presidente da Agrale, “o desenvolvimento do primeiro ônibus híbrido consolida a posição de vanguarda da empresa, sempre atenta às novas tendências. Somos reconhecidos pelas inovações que introduzimos no mercado e para esse projeto a empresa contou com parceiros nacionais e internacionais de reconhecida competência, como a Siemens”, destaca o executivo.

O veículo utiliza dois motores elétricos como fonte de tração e um motor a diesel como fornecedor de energia. O sistema de gerenciamento eletrônico garante o reaproveitamento da energia despendida nas frenagens e desacelerações, que é armazenada nos ultracapacitores para ser utilizada na alimentação dos motores elétricos.

O sistema ELFA, da Siemens, mantém o motor diesel em níveis ideais de rotação, gerenciando o fornecimento da potência necessária.  Com isso, é possível obter uma economia considerável de combustível, além de redução de gases de emissão, ruídos e manutenção, garantindo mais conforto aos passageiros.

O primeiro veículo com a moderna tecnologia é um ônibus urbano “low entry”, que facilita o acesso dos passageiros, encarroçado pela Marcopolo sobre chassi midibus Agrale com motor traseiro Cummins ISBE de 170 cv de potência.

“Nosso objetivo é apresentar o veículo às autoridades responsáveis pelo transporte urbano das grandes metrópoles e ao mesmo tempo colher informações e resultados que contribuam para o aperfeiçoamento do produto”, finaliza Zattera. 

Crédito da foto: Mauro Martins Sobczyk


Secco Consultoria: www.secco.com.br

Voltar